Evite problemas com o aditamento do seu FIES.
CUIDADO PARA NAO PERDER O FIES!
O contrato FIES realmente é um contrato muito burocrático, mas nós podemos te ajudar com isso.
Assista ao vídeo para entender como funcionam os aditamentos FIES.
Dúvidas comuns
Semestralmente deve ser realizado o aditamento do contrato. Poderá ser realizado qualquer destes aditamentos:
ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL
ADITAMENTO DE SUSPENSÃO
ADITAMENTO DE TRANSFERÊNCIA
ADITAMENTO DE DILATAÇÃO
ADITAMENTO DE ENCERRAMENTO
O Aditamento de Renovação Semestral é o mais comum, que é necessário realizar para continuar usando o FIES. Seria o meio pelo qual o aluno solicita que o FIES continue financiando os estudos por mais um semestre.
O que ocorre é que muitos alunos “passam batido” por esta obrigação de realizar o aditamento do FIES, e acabam deixando de fazer. Como consequência o FIES não repassa os valores para a Universidade, então fica uma dívida com a Universidade em decorrência do aditamento que não foi realizado. Mas o pior é que isso vira uma “bola de neve”, porque os aditamentos são realizados em atos sequenciais, ou seja se um semestre não está regular, não é possível fazer o aditamento do semestre subsequente.
Em decorrência disso, muitas vezes a Universidade não autoriza a rematrícula do aluno, por constar dívida junto à instituição de ensino. Ainda pode ocorrer o cancelamento do FIES, em caso de falta de regularização dos aditamentos por mais de dois semestres. Imagina a dor de cabeça.
Neste caso é interessante buscar intervenção judicial para regularizar estes aditamentos. As decisões judicias tem sido favoráveis à regularização dos aditamentos e retorno do aluno às aulas.
O Direito à Educação sempre deve prevalecer sobre normas meramente burocráticas.
Vejam um julgado do TRF1: